24 de outubro de 1789

24 de outubro de 1789

Neste dia foi inaugurada a Basílica da Estrela, embora o fim da sua construção só tenha acontecido em 1790.

Esta basílica é um antigo convento de freiras carmelitas com uma igreja encimada por uma cúpula, erguendo-se no alto de uma colina da zona oeste da cidade de Lisboa.

A sua construção é o resultado de uma promessa de D. Maria I, filha de D. José I, para ter um filho que herdasse o trono. O seu desejo foi concretizado, mas a criança, batizada com o nome José, veio a morrer em 1788.

Este monumento, projetado por arquitetos da Escola de Mafra, tem caraterísticas do estilo barroco final e do neoclássico.

Apesar de ter morrido no Brasil, D. Maria I foi transladada para a Basílica da Estrela e encontra-se num túmulo estilo império, sendo a única monarca da dinastia de Bragança, com exceção do imperador do Brasil, D. Pedro I, que se encontra em S. Paulo, que não se encontra no Panteão dos Braganças. Refira-se ainda a existência de um presépio de Machado de Castro com mais de 500 figuras em terracota.

Foi a primeira igreja no mundo dedicada ao Sagrado Coração de Jesus.

lisboa_estrela_basilica

Personalidade nascida neste dia

No dia 24 de outubro de 1503 nasceu em Lisboa Isabel de Portugal, que viria a ser imperatriz do Sacro Império Romano-Germânico por casamento com Carlos V.

Era filha do rei D. Manuel I de Portugal e da rainha Maria de Aragão e Castela. Considerada uma mulher muito bonita morreu no dia 1 de maio de 1539 de complicações de parto em Toledo no palácio de Fuensalida.

Contudo, ainda gerou cinco filhos, o mais velho dos quais vem a ser o rei Filipe II de Espanha e I de Portugal. Está sepultada no Panteão do Escorial.

Acumulou os títulos de rainha de Espanha, da Germânia, de Sicília e Nápoles, de Maiorca, da Sardenha e da Itália, além de arquiduquesa da Áustria e duquesa de Borgonha.

isabel_portugal_infanta

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s