24 de agosto de 1511

24 de agosto de 1511

Neste dia foi consumada a conquista de Malaca pelos portugueses com Afonso de Albuquerque no comando e tendo na sua armada o conhecido Fernão de Magalhães.

O sultanato de Malaca era muito importante do ponto de vista comercial porque era no estreito de Malaca que passava todo o comércio de alto mar entre a China e a Índia.

Um dos objetivos de Afonso de Albuquerque era libertar os prisioneiros portugueses que desde 1509 estavam encarcerados nesta cidade depois da tentativa falhada de Diogo Lopes de Sequeira para estabelecer uma feitoria neste território.

O sultão acedeu a libertar os prisioneiros, mas recusou novamente a construção de uma feitoria portuguesa e após algumas batalhas e pedidos de proteção aos portugueses por alguns mercadores de Malaca, a cidade acabou por ser conquistada no dia 24 de agosto de 1511.

Personalidade nascida neste dia

No dia 24 de agosto de 1792 nasceu em Coimbra Joaquim António de Aguiar que foi presidente do Conselho de Ministros de Portugal por três vezes (1841-1842, 1860 e 1865-1868).

Foi um político liberal convicto e mação e enquanto Ministro dos Negócios Eclesiásticos e da Justiça durante a regência de D. Pedro promulgou a lei que extinguia todas as ordens religiosas regulares incorporando todos os seus bens na Fazenda Nacional. Esta ação valeu-lhe a alcunha de O Mata-Frades.

Tendo sido sempre um homem simples, que recusou títulos e honrarias, morreu no dia 26 de maio de 1884 na sua quinta no concelho do Barreiro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s