6 de dezembro de 1925

6 de dezembro de 1925

Neste dia foi preso o falsário Alves dos Reis, cabecilha da maior falsificação de notas da história.

alves-dos-reis-001

Esta falsificação consumada nas notas de 500$oo com a efígie de Vasco da Gama foi detetada pelos jornalistas d’O Século, que era o jornal diário mais importante à época.

Com estas notas falsas, o falsário Alves dos Reis fundou o Banco de Angola e Metróple, que chamou a atenção por conceder empréstimos a taxas de juro muito baixas sem exigir depósitos.

Foi julgado em maio de 1930 no Tribunal de Santa Clara em Lisboa e condenado à pena de 8 anos de prisão e 12 de degredo ou 25 de degredo.

Acabou por ser libertado em maio de 1945 tendo morrido dez anos mais tarde.

Personalidade nascida neste dia

No dia 6 de dezembro de 1923 nasceu Urbano Augusto Tavares Rodrigues, escritor, professor universitário e jornalista.

Licenciou-se em Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sendo que a sua militância no Partido Comunista impediu-o de lecionar na faculdade.

Estabeleceu-se em França, país onde foi leitor de português nas universidades de Montpellier, Aix e Sorbonne até 1955, ano a partir do qual decidiu dedicar-se ao jornalismo e à docência no ensino secundário, designadamente no Liceu Camões.

É considerado um dos escritores portugueses mais prestigiados da segunda metade do século XX. Foi premiado em 1958 com o Prémio Ricardo Malheiros e em 2003 com o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco.

Morreu no dia 6 de agosto de 2013 depois ter escrito sobre viagens, inúmeros ensaios, diversos contos e novelas, quatro antologias, quase duas dezenas de romances, uma narrativa e uma peça de teatro, entre outros.

Morreu o escritor Urbano Tavares Rodrigues
Fotografia de arquivo datada de 4 de fevereiro de 2010 do escritor Urbano Tavares Rodrigues que morreu esta madrugada aos 89 anos, em Lisboa, 08 de agosto de 2013. ANTÓNIO COTRIM/LUSA
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s