11 de dezembro de 1898

11 de dezembro de 1898

Neste dia realizou-se na Academia Real das Ciências uma sessão solene de elogio histórico a José Maria Latino Coelho, militar, escritor, jornalista e político português.

José_Maria_Latino_Coelho_-_Revista_contemporanea_de_Portugal_e_Brazil_(N.º_2,_Mai._1860).png

Neste evento discursaram os académicos Tomás Ribeiro e Sousa Monteiro na presença do rei D. Carlos I e da rainha D. Amélia.

Personalidade nascida neste dia

No dia 11 de dezembro de 1908 nasceu Manoel Cândido Pinto de Oliveira, cineasta português.

Foi até à sua morte no dia 2 de abril de 2015 o mais velho realizador de cinema do mundo em atividade e com a carreira mais longa de 88 anos de serviço.

É autor de 32 longas-metragens, das quais se destacam Aniki-Bobó (1942), Amor de Perdição (1979), Os Canibais (1988) ou Vale Abraão (1993).

É de destacar a sua vida muito preenchida, não só pelo cinema, mas também pelo desporto (atletismo e automobilismo) e pela vida boémia que levou com os amigos José Régio e Agustina Bessa-Luís, entre outros.

Este realizador foi agraciado inúmeras vezes destacando-se a Comenda da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada (9 de junho de 1980), a Grã-cruz da mesma ordem (29 de dezembro de 1988), a Grã-cruz da Ordem do Infante D. Henrique (13 de dezembro de 2008) e diversos doutoramentos honoris causa.

Em 2014 recebeu das mãos do presidente francês, François Hollande, o título de Grande-Oficial da Ordem Nacional da Legião de Honra.

manoel_oliveira.jpg

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s