22 de janeiro de 1462
O escudeiro do infante D. Fernando e navegador português, Diogo Gomes, descobriu nesta data, dia de São Vicente, a ilha do arquipélago de Cabo Verde a que atribuiu o mesmo nome do santo.
Esta ilha, inicialmente outorgada aos duques de Viseu, nunca foi ocupada, tendo, pela sua falta de água, sido utilizada apenas como campo de pastagem de gado dos proporietário da ilha vizinha de Santo Antão.
A sua ocupação só aconteceu em 1838 quando foi colocado um depósito de carvão para abastecimento dos navios em rota no Atlântico, originado a fundação da cidade do Mindelo.
Atualmente é a terceira ilha mais populosa de Cabo Verde, sendo famosa pelo Festival Internacional de Música da Baía das Gatas e por ser a terra natal de Cesária Évora.
Personalidade nascida neste dia
No dia 22 de janeiro de 1933 nasceu o historiador e professor universitário José João da Conceição Gonçalves Mattoso.
É doutorado em História Medieval pela Universidade Católica de Lovaina com a tese Le Monachisme ibérique et Cluny: les monastères du diocèse de Porto de l’an mille à 1200.
Foi monge da Ordem de São Bento durante 20 anos na Abadia de Singeverga com o nome de Frei José de Santa Escolástica Mattoso.
É autor de extensa bibliografia, destacando-se os seus oito volumes da História de Portugal.
Recebeu o Prémio Pessoa em 1987, o Prémio Internacional de Genealogia Bohüs Szögyeny em 1991, o grau de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada a 10 de Junho de 1992 e o Troféu Latino em 2007.