1 de fevereiro de 1908
Neste dia a familia real regressou de Vila Viçosa, tendo viajado de comboio até ao Barreiro e depois de vapor até ao Terreiro do Paço.
Chegados ao Terreiro do Paço entraram numa carruagem para seguirem para o Palácio das Necessidades. Nesse percurso, ainda no Terreiro do Paço, o rei D. Carlos foi ferido mortalmente, tal como o príncipe herdeiro D. Luís Filipe de Bragança.
Os assassinos Alfredo Costa e Manuel Buiça foram mortos no local por membros da guarda real, tendo mais tarde sido descoberto que faziam parte do movimento republicano.
Neste dia o rei D. Carlos morreu no cumprimento do seu dever, mas também terá morrido a última tentativa séria de reforma do sistema monárquico constitucional.
Personalidade nascida neste dia
No dia 1 de fevereiro de 1605 nasceu em Castro Daire o rabino e intelectual sefardita português Isaac Aboab da Fonseca.
Foi educado a partir dos sete anos na Holanda e foi o primeiro religioso judeu de toda a América, tendo chegado ao Brasil em 1642. Neste país torna-se no primeiro escritor hebraico do Novo Mundo.
Em 1654 regressou a Amsterdão onde morreu no dia 4 de abril de 1693. Também ficou conhecido pelo apelido São João de Luz.