17 de fevereiro de 1294
As relações comerciais entre Portugal e Inglaterra são muito antigas e já no dia 17 de fevereiro de 1294 foi assinado um tratado entre o rei inglês, Eduardo I, e o rei português, D. Dinis, para proteger o comércio entre os dois povos.
Personalidade nascida neste dia
No dia 17 de fevereiro de 1869 nasceu em Lisboa aquele que viria a ser um dos grandes pioneiros da aviação, Carlos Viegas Gago Coutinho.
Este oficial da marinha portuguesa, navegador, historiador e geógrafo cartógrafo efetuou a primeira travessia aérea do Atlântico Sul com Sacadura Cabral a bordo do hidroavião Lusitânia.
O mérito dos seus trabalhos como geógrafo cartógrafo em Timor-Leste e em África foram reconhecidos com a concessão da comenda da Ordem de Avis no dia 11 de março de 1919 e a elevação a Grande-Oficial da mesma ordem no dia 19 de outubro de 1920.
Em 1922, por ocasião das comemorações do centenário da independência do Brasil, realizou com Sacadura Cabral a já referida travessia, tendo sido recebidos entusiasticamente em diversas cidades brasileiras (Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife), bem como no regresso a Portugal.
Foi condecorado ainda com a Grã-Cruz da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito a 21 de abril de 1922 e com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada a 1 de maio do mesmo ano.
A 28 de janeiro de 1943 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Império Colonial e a 28 de junho de 1947 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, depois de se ter retirado da vida militar em 1939.
Era membro do Grande Oriente Lusitano da Maçonaria.
Foi promovido a almirante em 1958 e morreu um dia depois de completar 90 anos de idade, tendo sido enterrado no Cemitério da Ajuda em Lisboa.