19 de fevereiro de 1524
Neste dia foi assinada uma convenção luso-espanhola para tratar da questão das ilhas Molucas.
A designada questão das ilhas Molucas estava relacionada com a falta de entendimento entre Portugal e Espanha relativamente à posse legítima deste território, descoberto pelos portugueses, mas que os espanhóis pretendiam por ser um ponto importante no comércio de especiarias.
Após alguns avanços e recuos, o território acabou por ficar na posse de Portugal contra o pagamento de uma compensação monetária a Espanha com a assinatura do Tratado de Saragoça em 22 de abril de 1529.
Personalidade nascida neste dia
No dia 19 de fevereiro de 1809 nasceu António Sérgio de Sousa, 1.º e único visconde de Sérgio de Sousa.
Foi um militar, ajudante de El-Rei D. Luís, governador de Angola entre 1851 e 1853, governador de Macau entre 1868 e 1872 e governador da Índia entre 1877 e 1878. Foi neste último país que morreu, em Goa, no dia 3 de maio de 1878.
Recebeu ainda a Grã-Cruz das Ordens de Aviz, de Isabel, a Católica, de Carlos III de Espanha, de S. Maurício e S. Lázaro de Itália, a Cruz e Espada da Suécia e foi Grande Oficial da Legião de Honra de França, de Leopoldo da Bélgica, de Mérito da Baviera, de Torre e Espada, Águia Vermelha e da Coroa da Prússia.