8 de junho de 1663
Neste dia travou-se a Batalha do Ameixial, que opôs os exércitos português e espanhol e terminou com a vitória lusa.
As forças espanholas, com 26 000 homens, eram comandadas por D. João José de Áustria e as forças portuguesas estavam sob o comando do Conde de Vila Flor, D. Sancho Manoel, auxiliado pelos condes de Schomberg e da Ericeira, entre outros.
O exército português com os seus 22 000 homens infligiu uma pesada derrota aos espanhóis e que resultou em 10 000 mortos, feridos e prisioneiros espanhóis e apenas cerca de 1000 mortos e feridos do lado português.
Esta batalha é considerada por muitos historiadores como a mais importante da Guerra da Restauração.
Personalidade nascida neste dia
No dia 8 de junho de 1521 nasceu D. Maria, infanta de Portugal e duquesa de Viseu, que era filha do rei D. Manuel I e da sua terceira mulher, Leonor da Áustria.
Foi descrita por João de Barros como uma mulher culta, digna e séria e muito parecida com a sua mãe em termos de personalidade.
Era uma amante e patrona das artes, tendo chegado a ser a mulher mais rica de Portugal.
O escritor francês, Pierre de Brantôme, escreveu sobre ela a seguinte frase:
Je l’ai veue à Lisbonne en l’age de quarante cinq ans, une três belle et agréable fille, de bonne grace et belle apparence douce et agréable.
Nunca chegou a casar, apesar dos muitos pretendentes que teve e das oito propostas de casamento. Refira-se ainda que o facto de ser muito rica também poderá ter sido um impedimento para o seu casamento, uma vez que o tesouro real não teria dinheiro para um dote adequado à sua elevada fortuna.
Morreu no dia 10 de outubro de 1577 e jaz sepultada na Igreja de Nossa Senhora da Luz em Carnide, Lisboa.
2 thoughts on “8 de junho de 1663”