Aquilo que o tempo não apaga

Todos nós sentimos a passagem do tempo sem necessidade de olhar para o movimento dos ponteiros do relógio ou para a sucessão dos dias e das noites.

Todos nós sentimos a passagem do tempo sem precisar de arrancar as folhas do calendário ou olhar para a janela e ver a passagem das estações do ano.

Todos nós sentimos a passagem do tempo quando vemos o nosso corpo a mudar, quando o cabelo começa a cair ou a ficar branco, quando a memória nos atraiçoa mais vezes do que é habitual ou quando já não somos capazes de fazer tudo aquilo que na juventude se fazia de forma muito fácil.

No entanto, a passagem inevitável e inexorável do tempo não consegue apagar muitas coisas, não consegue apagar o amor de mãe, não consegue apagar o amor de filho, não consegue apagar convicções enraízadas.

Mas há ainda outra coisa que o tempo não apaga: a amizade.

Passaram quase 30 anos desde o momento em que conheci um grupo de jovens da minha idade com quem partilhei a minha formação universitária e vivi alguns dos melhores anos da minha vida.

Depois de termos terminado a nossa formação ainda nos vimos durante algum tempo, mas as vidas que fomos seguindo acabaram por nos afastar fisicamente uns dos outros.

Contudo, esta distância física nunca conseguiu apagar as lembranças que temos uns dos outros, os bons momentos que vivemos juntos, as dificuldades e vitórias nos estudos enfrentadas em conjunto.

E se alguém tinha dúvidas sobre a incapacidade do tempo apagar sentimentos construídos no início da nossa vida adulta, quando muitos de nós viveram pela primeira vez fora de casa, elas foram completamente desfeitas com o entusiasmo que estamos a viver o nosso reencontro depois de um número considerável de anos sem nos vermos.

Aquilo que o tempo não apaga, que a distância não consegue fazer desvanecer, é a amizade de um grupo de jovens que fizeram uma caminhada incrível, que em Portugal e no estrangeiro espalham tudo aquilo que aprenderam com um conjunto de professores excecionais numa faculdade maravilhosa.

Obrigado a todos e até breve!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s