5 de outubro de 1143
Há precisamente 872 anos, o rei D. Afonso VII de Leão e Castela reconhece através do Tratado de Zamora, um novo Estado, Portugal, que se desmembrava do domínio leonês. Em consequência deste tratado D. Afonso Henriques é também reconhecido como rei de Portugal.
É esta a data que pode ser considerada oficialmente como o nascimento de Portugal, embora este tratado ainda determinasse alguma vassalagem por parte de D. Afonso Henriques ao rei de Leão e Castela, D. Afonso VII, que se considerava o imperador da Hispânia.
Só em 1179 o Papa Alexandre III envia a D. Afonso Henriques a Bula Manifestis probatum na qual aceita que D. Afonso Henriques lhe preste vassalagem direta e, em consequência disso, reconhece-se de forma definitiva a independência de Portugal em relação a Leão e Castela, dado que um vassalo apenas podia ter um senhor direto.
Em resumo, é imperativo que Portugal volte a comemorar a data da sua fundação e não os acontecimentos que nos impuseram de forma ilegal um regime apoiado por um partido que tinha menos de 10% de apoio da população portuguesa.
Personalidade nascida neste dia
No dia 5 de outubro do ano de 1938 nasceu Maria Teresa Thierstein Simões-Ferreira Heinz Kerry em Lourenço Marques, filha de um médico português e de mãe com ascendência alemã. Estudou línguas e tradução na África do Sul e na Suíça e casou-se com o herdeiro das empresas Heinz, que veio a morrer num acidente aéreo. Voltou a casar com John Kerry, senador democrata que veio a ser o 68.º Secretário de Estado dos Estados Unidos da América com a presidência de Barack Obama.
Teresa Heinz Kerry é conhecida pelas suas atividades de filantropia nas áreas de ambiente e saúde.
2 thoughts on “5 de outubro de 1143”