6 de outubro de 1846

6 de outubro de 1846

Neste dia, João Carlos Gregório Domingos Vicente Francisco de Saldanha de Oliveira e Daun, 1.º conde, 1.º marquês e 1.º duque de Saldanha, toma posse como primeiro-ministro de Portugal ao substituir Pedro de Sousa Holstein. Teve uma longa carreira política, sendo considerado o mais importante homem de estado do período da monarquia constitucional portuguesa. Entre outros cargos de importância indiscutível, como marechal general do exército ou mordomo-mor da Casa Real, foi Presidente do Conselho de Ministros de Portugal por quatro vezes.

O seu contributo para a nação está imortalizado no monumento nacional da Praça Duque de Saldanha em Lisboa inaugurado a 18 de fevereiro de 1909.

Saldanha

Personalidade nascida neste dia

No dia 6 de outubro de 1931 nasceu no Seixal o Eng.º José Carlos Pinto Soromenho Viana Baptista. Licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico, foi Ministro dos Transportes e Telecomunicações nos VI e VII Governos Constitucionais e Ministro da Habitação, Obras Públicas e Transportes no VIII Governo Constitucional.

Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique a 30 de julho de 1984 e com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito a 9 de junho de 1994. Faleceu em Lisboa no dia 17 de julho de 2004.

José_Viana_Baptista

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s