7 de outubro de 1837

7 de outubro de 1837

Neste dia foi assinada a Convenção de Chaves, ato que oficializou o fim da revolta cartista de 1837, também conhecida pela Revolta dos Marechais. Esta convenção determina a rendição das tropas sublevadas, mantendo os postos dos oficiais revoltosos, embora pagos com a tarifa de 1719.

Na sequência desta assinatura, o marechal Saldanha, o duque da Terceira, o duque de Palmela, José da Silva Carvalho e Mouzinho de Albuquerque foram obrigados a abandonar Portugal.

Refira-se que os cartistas eram a ala mais conservadora do liberalismo surgido após a revolução de 1820. Em 1851 constituíram o Partido Regenerador, que se afirmou como o grande partido conservador de direita da Monarquia Constitucional até à implantação da república em 1910.

Personalidade nascida neste dia

No dia 7 de outubro de 1736 nasceu em Lisboa a infanta de Portugal, D. Maria Ana Francisca Josefa Antónia Gertrudes Rita Joana de Bragança, filha do rei de Portugal D. José I e da infanta de Espanha, Maria Ana Vitória de Bourbon.

Durante as invasões napoleónicas a Portugal fugiu com a família real para o Brasil tendo vindo a falecer em 1813 no Rio de Janeiro. Os seus restos mortais foram mais tarde transladados para o Convento do Desagravo do Santíssimo Sacramento em Lisboa.

maria_ana_braganca

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s