9 de outubro de 1446
Neste dia foi assinado em Évora o tratado que determinou o casamento de D. Isabel de Portugal, neta do rei D. João I, com o rei de Castela, D. João II.
Deste casamento destaca-se o facto de D. Isabel de Portugal ser a mãe da futura Rainha de Castela, Isabel, a Católica, responsável pelo apoio incondicional a Cristóvão Colombo que, com a descoberta das Américas, dá início ao Império Espanhol.
Personalidade nascida neste dia
No dia 9 de outubro de 1261 nasceu em Lisboa D. Dinis, rei de Portugal, conhecido pelo cognome de “O Lavrador” devido ao grande impulso que deu à agricultura e à ampliação do pinhal de Leiria.
D. Dinis governou os Reinos de Portugal e dos Algarves durante 46 anos, tendo sido o grande impulsionador de diversas reformas judiciais muito importantes, da definição das fronteiras de Portugal através do Tratado de Alcanizes, da instituição da língua portuguesa como a língua oficial da corte e da criação da primeira universidade portuguesa, inicialmente localizada em Lisboa e depois transferida para Coimbra.
Morreu em Santarém no dia 7 de janeiro de 1325, tendo o seu filho D. Afonso IV subido ao trono.
One thought on “9 de outubro de 1446”