13 de outubro de 1917
Este dia é muito importante para a fé católica portuguesa porque é o dia do Milagre do Sol que foi testemunhado em Fátima por cerca de 70 mil pessoas (as estimativas variam entre trinta a quarenta mil até cem mil).
Durante este fenómeno, que durou cerca de 10 minutos, os três pastorinhos relataram ter visto Jesus, a Virgem Maia e S. José a abençoar as pessoas.
São muitas as tentativas para explicar o que aconteceu neste dia e como conseguiram os pastorinhos prever que algo se iria passar naquele dia.
Contudo, para a fé católica o milagre aconteceu e no dia 13 de outubro de 1930 a Igreja Católica oficializou a sua aceitação.
Personalidade nascida neste dia
No dia 13 de outubro de 1613 nasceu em Huelva D. Luísa Maria Francisca de Gusmão e Sandoval, que veio a ser a primeira rainha de Portugal da quarta dinastia pelo seu casamento com D. João, duque de Bragança (rei D. João IV).
Tinha ascendência portuguesa por via paterna (a sua avó era descendente de D. Afonso Henriques) e por via materna (a outra avó descendia de D. Afonso I de Bragança).
Foi regente do reino durante a menoridade de D. Afonso VI que foi aclamado como rei aos 13 anos no Paço da Ribeira em 15 de novembro de 1656.
Entre muitas outras iniciativas levadas a cabo na sua regência, destacou-se a aliança com Inglaterra assinada em 1666 que é, em grande parte, obra sua.
Morreu no dia 27 de fevereiro de 1666 e jaz sepultada no Panteão dos Braganças no Mosteiro de São Vicente de Fora em Lisboa.