14 de outubro de 1906
Neste dia realizou-se na baía do Alfeite a primeira prova de natação, com meia milha de extensão, para disputar a taça D. Carlos.
A prova foi ganha pelo inglês Rumsey do Porto e Mário Duarte classificou-se em 5.º lugar.
Personalidade nascida neste dia
No dia 14 de outubro de 1858 nasceu em Vila de Rei D. Mateus de Oliveira Xavier, que foi bispo de Cochim e Patriarca das Índias Orientais.
Foi aprovado no exame de latim efetuado no Liceu de Santarém, tendo seguidamente estudado ciências eclesiásticas no Seminário Patriarcal da mesma cidade.
Os estudos superiores em Teologia foram realizados na Universidade de Coimbra, onde foi capelão desta universidade e do Convento de Santa Clara.
Em 1893, D. António Sebastião Valente, Patriarca das Índias Orientais convida-o para ser seu secretário particular, cargo que aceita e mais tarde acumula com o de reitor do Seminário de Rachol. É o seu trabalho que converte este seminário no melhor da Índia e onde funda a faculdade de teologia.
A morte do bispo de Cochim, D. João Gomes Ferreira, determinou a sua nomeação para este cargo. No dia 31 de dezembro de 1908 ascendeu a Arcebispo de Goa e Patriarca das Índias Orientais após o falecimento de D. António Sebastião Valente.
Morreu em Goa com 70 anos no dia 19 de maio de 1929.