17 de novembro de 1717
Neste dia iniciou-se a construção do Convento Nacional de Mafra por iniciativa de D. João V, cumprindo a promessa feita para a rainha D. Maria Ana de Áustria lhe dar descendência (princesa D. Maria Bárbara).
O estilo dominante deste monumento, classificado como Monumento Nacional em 1910, é o Barroco Joanino. Os arquitetos responsáveis por este monumento foram João Frederico Ludovice e Manuel Caetano de Sousa e o engenheiro foi Manuel da Maia.
Começou por ser uma obra dimensionada para 13 frades da Ordem de São Francisco e terminou como uma obra para trezentos religiosos e palácio real.
Uma das caraterísticas principais deste convento são os seus dois carrilhões, constituídos por 98 sinos mandados fabricar em Antuérpia e Liège.
A biblioteca é o seu maior tesouro, com mais de 36000 livros com encadernações em couro e gravadas a ouro, incluindo uma segunda edição d’Os Lusíadas, de Luís de Camões, todos colocados em estantes de estilo rococó.
Personalidade nascida neste dia
No dia 17 de novembro de 1433 nasceu D. Fernando, Infante de Portugal, 2.º Duque de Viseu, 2.º Senhor da Covilhã, 1.º Duque de Beja, 1.º Senhor de Moura e 6.º Condestável de Portugal.
O infante D. Fernando era o segundo filho de D. Duarte I, rei de Portugal, e de Leonor de Aragão. Era irmão do rei de Portugal, D. Afonso V, e foi um militar exímio, aventureiro e navegador português.
Casou com a sua prima, Beatriz de Portugal, com quem teve nove filhos, embora apenas cinco tenham chegado à idade adulta.
Morreu no dia 18 de setembro de 1470 e está sepultado no Mosteiro das Religiosas da Conceição, fundado em Beja pela sua mulher.
2 thoughts on “17 de novembro de 1717”