18 de novembro de 1488
Neste dia, o navegador português Bartolomeu Dias dobrou o Cabo das Tormentas, mais tarde designado Cabo da Boa Esperança, pelo rei D. João II, uma vez que ficava demonstrada a existência de um caminho alternativo para o comércio com o Oriente.
O rei D. João II tinha atribuído a Bartolomeu Dias a difícil missão de procurar e estabelecer relações pacíficas com o lendário rei cristão africano Prestes João, além de ter ordens para explorar o litoral africano e encontrar uma rota para as Índias.
A expedição de Bartolomeu Dias, com duas caravelas de 50 toneladas e uma naveta auxiliar, atravessou o Cabo das Tormentas depois de passar pela angra dos Ilhéus (atual baía de Spencer), tendo enfrentado um temporal durante treze dias.
Depois da acalmia da tempestade, navegaram para leste e só encontraram mar. Foram então para norte e ao encontrarem a foz de um rio, Bartolomeu Dias deu conta que tinha passado pelo extremo sul de África.
Personalidade nascida neste dia
No dia 18 de novembro de 1871 nasceu em Lisboa o professor e político português, Manuel de Sousa da Câmara.
Formou-se em Agronomia, tendo sido Professor Catedrático e Diretor do Instituto Superior de Agronomia. A sua especialidade era o estudo dos fungos parasitas.Também foi sócio efetivo da Academia das Ciências de Lisboa.
Na sua vida política ocupou lugares de deputado, senador, governador civil de Évora e Ministro da Agricultura.
4 thoughts on “18 de novembro de 1488”