2 de dezembro de 1640

2 de dezembro de 1640

No seguimento da restauração da independência de Portugal no dia 1 de dezembro, Santarém foi a primeira cidade a aclamar D. João IV como rei de Portugal.

Esta ação foi liderada por Fernão Teles de Meneses, conde de Unhão, descendente de Vasco da Gama, e marcou a história de Santarém na segunda metade do século XVII, tendo este período da história local ficado conhecido pelo “século do conde de Unhão”.

Personalidade nascida neste dia

No dia 2 de dezembro de 1798 nasceu em pleno Oceano Atlântico nas imediações de Cabo Verde no navio Santa Cruz, António Luís de Seabra e Sousa, 1.º visconde de Seabra.

Foi um jurisconsulto e magistrado português, além de ministro de estado, reitor da Universidade de Coimbra, juiz da Relação do Porto, deputado, Par do Reino, juiz do Supremo Tribunal de Justiça e um político ímpar da monarquia constitucional portuguesa.

Na sua atividade legislativa destaca-se o facto de ser um dos principais autores do projeto do primeiro Código Civil português no período entre 1850 e 1865. Este Código Civil foi aprovado por carta de lei de 1 de julho de 1867 e entrou em vigor no dia 22 de março de 1868, permanecendo até 1967, apesar das diferentes alterações sofridas. Era frequentemente designado por Código Seabra.

O seu título nobiliárquico de visconde de Seabra foi-lhe atribuído pelo rei D. Luís I através de um decreto de 25 de abril de 1865. Foi ainda comendador da Ordem de Torre e Espada e da Ordem de Cristo, grã-cruz da Ordem dos Santos Maurício e Lázaro, de Itália, e comendador da Imperial Ordem da Rosa, do Brasil. Terá ainda recusado a grã-cruz de Sant’Iago da Espada com que terá sido agraciado em 20 de julho de 1860 por carta régia.

Morreu na Quinta de Santa Luzia em Mogofores no mês de fevereiro de 1895.

Antonio_Luis_de_Seabra

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s