4 de dezembro de 1980
Neste dia o avião em que viajava o primeiro-ministro de Portugal, Francisco Sá Carneiro, caiu em Camarate e todos os ocupantes perderam a vida.
Este desastre aconteceu a três dias das eleições presidenciais quando o avião iniciava a sua viagem para o Porto levando Francisco Sá Carneiro e a sua companheira Snu Abecassis, Adelino Amaro da Costa, ministro da Defesa, e o chefe de gabinete, António Patrício Gouveia, para um comício do general Soares Carneiro, candidato presidencial apoiado pelo PSD e pelo CDS.
Até hoje permanece a dúvida se foi um acidente ou um atentado, tendo sido criadas sucessivas comissões de inquérito parlamentares que têm tido sempre conclusões díspares.
Personalidade nascida neste dia
No dia 4 de dezembro de 1711 nasceu Maria Madalena Josefa Teresa Bárbara de Bragança, infanta de Portugal e futura rainha de Espanha.
Era a filha mais velha do rei D. João V de Portugal e da arquiduquesa de Áustria Maria Ana, filha de Leopoldo I, Sacro-Imperador Romano-Germânico.
A infanta de Portugal, D. Maria Bárbara de Bragança, foi uma das protagonistas de um dos episódios mais curiosos da história de Portugal, que ficou conhecido como a Troca das Princesas.
Com efeito, no dia 19 de janeiro de 1729 consumou-se no rio Caia, entre Elvas e Badajoz, a troca das princesas portuguesa e espanhola, Maria Ana Vitória de Bourbon, para cumprimentos dos acordos pré-nupciais de casamento com os príncipes português, D. José, e o príncipe espanhol, D. Filipe.
A infanta de Portugal, como rainha-consorte de Filipe VI de Espanha, teve um papel importante na corte espanhola como mediadora entre o rei de Portugal e o marido.
Promoveu também a construção do Convento das Salésias Reais de Madrid.
Morreu no dia 27 de agosto de 1758 em Aranjuez, o que provocou uma profunda tristeza e possível loucura de Fernando VI que acabaria por morrer no ano seguinte.