16 de dezembro de 1852

16 de dezembro de 1852

Nesta data é criado o Instituto Agrícola de Portugal e Escola Regional de Lisboa, que constituem as raízes do atual Instituto Superior de Agronomia.

A lei que criou estas instituições determinava os seguintes diferentes graus de ensino:

“1. O ensino mechanico ou de officio para os homens do campo, ganha-pães ou jornaleiros, verdadeiros instrumentos de lavoura;
2. O ensino artistico ou secundário, já mais elevado, ao mesmo tempo prático e theorico, com destino a feitores ou chefes de culturas;
3. O ensino superior e scientifico, principalmente destinado a agronomos, individuos com preparação mais completa e estudo desenvolvido, habilitados a dirigir as grandes explorações agrícolas.”

Atualmente, o Instituto Superior de Agronomia, integrado na Universidade de Lisboa, é a maior instituição portuguesa no estudo das ciências agrícolas.

Personalidade nascida neste dia

A cidade de Lourenço Marques, atual Maputo, viu nascer a fadista portuguesa Marisa dos Reis Nunes no dia 16 de dezembro de 1973.

O seu gosto pelo fado foi-lhe incutido pelo pai que ouvia esta canção de forma incessante. Cantou pela primeira vez em público com sete anos de idade na casa de fado Adega Machado.

A sua carreira, apesar de curta, conta com a produção de oito CD’s, com diversos álbuns de platina.

Já foi agraciada com inúmeros prémios e nomeações, destacando-se a medalha de Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres atribuída pelo ministro da Cultura de França, Frédéric Mitterrand, em 2010.

mariza

One thought on “16 de dezembro de 1852

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s