16 de dezembro de 1852
Nesta data é criado o Instituto Agrícola de Portugal e Escola Regional de Lisboa, que constituem as raízes do atual Instituto Superior de Agronomia.
A lei que criou estas instituições determinava os seguintes diferentes graus de ensino:
“1. O ensino mechanico ou de officio para os homens do campo, ganha-pães ou jornaleiros, verdadeiros instrumentos de lavoura;
2. O ensino artistico ou secundário, já mais elevado, ao mesmo tempo prático e theorico, com destino a feitores ou chefes de culturas;
3. O ensino superior e scientifico, principalmente destinado a agronomos, individuos com preparação mais completa e estudo desenvolvido, habilitados a dirigir as grandes explorações agrícolas.”
Atualmente, o Instituto Superior de Agronomia, integrado na Universidade de Lisboa, é a maior instituição portuguesa no estudo das ciências agrícolas.
Personalidade nascida neste dia
A cidade de Lourenço Marques, atual Maputo, viu nascer a fadista portuguesa Marisa dos Reis Nunes no dia 16 de dezembro de 1973.
O seu gosto pelo fado foi-lhe incutido pelo pai que ouvia esta canção de forma incessante. Cantou pela primeira vez em público com sete anos de idade na casa de fado Adega Machado.
A sua carreira, apesar de curta, conta com a produção de oito CD’s, com diversos álbuns de platina.
Já foi agraciada com inúmeros prémios e nomeações, destacando-se a medalha de Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres atribuída pelo ministro da Cultura de França, Frédéric Mitterrand, em 2010.
One thought on “16 de dezembro de 1852”