17 de dezembro de 1327

17 de dezembro de 1327

Neste dia o rei de Portugal, D. Afonso IV, assina em Coimbra um tratado de paz com o seu sobrinho, D. Afonso XI de Castela, que veio ratificar contratos anteriores entre estes dois reinos.

Entre estes contratos está o Tratado de Agreda celebrado em 1304 entre D. Dinis de Portugal, D. Fernando IV de Castela, D. Jaime II de Aragão e o infante D. João de Castela com o qual se estabeleceu a concórdia entre todos.

Personalidade nascida neste dia

No dia 17 de dezembro de 1734 nasceu Maria Francisca Isabel Josefa Antónia Gertrudes Rita Joana de Bragança na cidade do Rio de Janeiro.

Maria de Bragança veio a ser a rainha de Portugal, D. Maria I, governando o país entre 24 de fevereiro de 1777 a 20 de março de 1816.

Ficou conhecida pelos cognomes de A Piedosa ou a A Pia pela sua devoção à igreja católica materializada, por exemplo, com a construção da Basílica da Estrela onde jaz sepultada depois de ter sido transladada do Brasil quando a família real portuguesa regressou do Brasil em 1821.

O seu reinado foi iniciado com a demissão e exílio do marquês de Pombal, uma vez que D. Maria I considerou brutal o Processo dos Távora.

Destacaram-se outras iniciativas como a assinatura de um tratado de comércio com a Rússia em 1789, a fundação da Academia Real das Ciências de Lisboa, da Academia Real da Marinha ou da Casa Pia de Lisboa.

Morreu com 81 anos no dia 20 de março de 1816.

D_Maria_I

Anúncios

5 thoughts on “17 de dezembro de 1327

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s