20 de dezembro de 1838
Neste dia Almeida Garrett foi nomeado cronista-mor do reino de Portugal, assumindo assim a responsabilidade de redigir a história do reinado de D. Maria II.
Recorda-se que o cargo de cronista-mor foi instítuido pelo rei D. Duarte, que designou Fernão Lopes em 1434 para ocupar esta posição.
Refira-se ainda que Almeida Garrett, logo após a sua nomeação, organizou no início de 1839 um curso de leituras públicas da história, sendo que em 1840 este curso versou a “história política, literária e científica de Portugal no século XVI”.
Personalidade nascida neste dia
No dia 20 de dezembro de 1928 nasce na cidade do Barreiro o fadista português Fernando Tavares Farinha, conhecido como o Miúdo da Bica.
Começou a cantar o fado com nove anos de idade e aos 11, com uma autorização especial, tornou-se fadista profissional depois da morte do seu pai. Deste modo, pode contribuir para o sustento familiar.
Apresentou-se como fadista em vários países do mundo e recebeu diversos prémios, dos quais se destaca a atribuição do galardão da Voz mais portuguesa de Portugal pela Rádio Peninsular em 1957.
Morreu no dia 12 de fevereiro de 1988.