20 de janeiro de 1790
Neste dia foi inaugurada solenemente a Academia Real de Fortificação, Artilharia e Desenho, instituição portuguesa de ensino superior militar, precursora da Academia Militar do Exército Português.
Este academia, instítuida pela rainha D. Maria I por carta de lei de 2 de janeiro de 1790, tinha como principal objetivo formar oficiais engenheiros militares.
Personalidade nascida neste dia
No dia 20 de janeiro de 1554 nasceu O Desejado, 16.º rei de Portugal, D. Sebastião.
Sucedeu ao seu avô, rei D. João III, com apenas três anos de idade, tendo a regência do reino sido assumida até aos seus 14 anos pela sua avó, D. Catarina de Áustria e mais tarde pelo seu tio-avô Cardeal Henrique de Évora.
Ficou ligado à derrota portuguesa em Alcácer-Quibir no dia 4 de agosto de 1578 e que levou à perda de independência para a dinastia filipina entre 1580 e 1640.
Permanece até hoje a dúvida sobre se D. Sebastião terá mesmo morrido em Alcácer-Quibir ou se terá aparecido uns anos mais tarde em Itália.
Estas dúvidas deram a D. Sebastião outros dois cognomes, O Encoberto ou O Adormecido, devido à lenda que fala no seu regresso numa manhã de nevoeiro para salvar o país.