7 de fevereiro de 1877
Neste dia é assinada em Lisboa uma convenção telegráfica entre Portugal e Espanha.
Personalidade nascida neste dia
No dia 7 de fevereiro de 1935 nasceu João Pedro Bénard da Costa, professor, gestor cultural, crítico de cinema e ensaísta português.
A sua carreira fica indelevelmente marcada pela paixão pelo cinema, tendo desde muito cedo desenvolvido atividades relacionadas com a sétima arte, desde a participação no movimento cineclubista no ambiente universitário, a coordenação do Setor de Cinema do Serviço de Belas-Artes da Fundação Calouste Gulbenkian ou a lecionação da cadeira de História do Cinema na Escola de Cinema do Conservatório Nacional.
Também participou em mais de uma dezena de longas metragens de Manoel de Oliveira com o pseudónimo de Duarte de Almeida, bem como no filme de João César Monteiro, Recordações da Casa Amarela.
Foi diretor da Cinemateca Portuguesa durante 18 anos.
Recebeu o Prémio de Estudos Fílmicos da Universidade de Coimbra em 1995 e o Prémio Pessoa em 2001.
Foi feito Oficial da Ordem das Artes e das Letras de França, Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal no dia 10 de junho de 1990 e foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo de Portugal no dia 21 de novembro de 2005. Recebeu ainda a Medalha de Mérito Cultural do Ministério da Cultura de Portugal em 2008.
Morreu no dia 21 de maio de 2009.