6 de fevereiro de 1294
A primeira pedra do Castelo do Alandroal foi lançada no dia 6 de fevereiro de 1294 por D. Lourenço Afonso, Mestre da Ordem de Avis.
A sua edificação foi concluída no dia 24 de fevereiro de 1298 pelo construtor identificado numa inscrição no torreão à direita do portão principal como Eu, Mouro Galvo.
Personalidade nascida neste dia
O religioso, filósofo, escritor e orador português da Companhia de Jesus, Padre António Vieira, nasceu em Lisboa no dia 6 de fevereiro de 1608.
Foi uma das personagens mais influentes do século XVII, tendo defendido os direitos dos povos indígenas do Brasil, os judeus e a abolição da escravatura.
Foi ainda um grande crítico do comportamento dos sacerdotes da sua época, bem como da Inquisição.
Na literatura ficaram famosos os seus sermões como o “Sermão da Quinta Dominga da Quaresma”, o “Sermão da Sexagésima”, o “Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal contra as de Holanda”, o “Sermão do Bom Ladrão” e “Sermão de Santo António aos Peixes”.
O Padre António Vieira deixou mais de 700 cartas e 200 sermões escritos, destacando-se ainda a redação do livro de profecias Clavis Prophetarum que nunca chegou a concluir.
A sua obra completa em 30 volumes só começou a ser publicada em 2013, quase quatro séculos depois da sua morte.
Morreu em Salvador no dia 18 de julho de 1697.