8 de março de 1881

8 de março de 1881

Neste dia a Câmara dos Deputados aprovou o Tratado de Lourenço Marques assinado no dia 31 de maio de 1879, com o qual Portugal perdeu as vantagens conseguidas em 1875 sobre os britânicos.

De facto, este tratado permitia o patrulhamento da costa moçambicana por navios britânicos, bem como o desembarque de tropas desta nacionalidade no porto de Lourenço Marques.

A aprovação deste tratado desencadeou uma onda de protestos, quer dos republicanos, quer dos monárquicos, assim como da Sociedade de Geografia de Lisboa e da Associação Primeiro de Dezembro.

Personalidade nascida neste dia

No dia 8 de março de 1495 nasceu em Montemor-o-Novo aquele que veio a ser um santo da Igreja Católica, São João de Deus, de seu nome, João Cidade.

Distinguiu-se na assistência aos pobres e aos doentes, fundando um hospital em Granada em 1539 e criando a Ordem dos Irmãos Hospitaleiros.

Foi beatificado no dia 28 de outubro de 1630 pelo papa Urbano VIII e canonizado pelo papa Alexandre VIII no dia 16 de outubro de 1690.

São João de Deus, que morreu em Granada no dia em que nasceu do ano de 1550, é o padroeiro dos hospitais, dos doentes e dos enfermeiros.

Sao-Joao_Deus

 

Anúncios

2 thoughts on “8 de março de 1881

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s