14 de março de 1974

14 de março de 1974

Neste dia os generais Francisco da Costa Gomes e António Spínola são demitidos dos cargos de chefe e vice-chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas por falta de confiança política do governo, na sequência da sua falta de comparência na cerimónia de apoio à política ultramarina convocado pelo presidente do conselho, Marcelo Caetano, a que acorreu a quase totalidade dos oficiais superiores dos três ramos das forças armadas.

A esta demissão também não é alheia a publicação do livro Portugal e o Futuro já referida neste blogue (ver o post de 22 de fevereiro) no qual era defendida uma solução política para a descolonização em vez de uma solução militar.

Personalidade nascida neste dia

No dia 14 de março de 1923 nasceu D. José Lobo de Almeida Melo de Castro, 11.º conde das Galveias.

Foi um engenheiro civil com grande reputação formado no Instituto Superior Técnico. Durante cerca de meio século foi responsável por dezenas de grandes obras como a estrada Cascais/Sintra, a sede do Banco do Brasil ou a sede da CIMPOR, bem como de grandes edifícios na Avenida da Liberdade, por exemplo.

Também foi um grande jogador de esgrima como se comprova pelo título de campeão nacional de espada em 1946 e pelas representações de Portugal no Campeonato do Mundo de 1947 em Lisboa e nos Jogos Olímpicos de Londres em 1948.

Morreu em Cascais no dia 2 de novembro de 1998.

jose_castro

Anúncios

2 opiniões sobre “14 de março de 1974

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s