18 de março de 1798
O Secretário de Estado de Negócios da Marinha, D. Rodrigo de Sousa Coutinho, propôs a criação do Observatório Real da Marinha, o que veio a acontecer neste dia.
Foi o primeiro observatório português, tendo funcionado de 1798 a 1874 com o objetivo de fornecer aos cadetes da marinha uma experiência prática na observação dos astros.
A abertura do Observatório Astronómico de Lisboa em 1867, as dificuldades económicas e os danos no seu edifício no terramoto de 1858 ditaram a sua extinção em 1874.
Personalidade nascida neste dia
No dia 18 de março de 1590 nasceu Manuel de Faria e Sousa, fidalgo, humanista, escritor, poeta, crítico, historiador, filólogo e moralista português.
Aos 28 anos partiu para Madrid para ser secretário particular do conde de Muge, D. Pedro Alvares Pereira, que era secretário de estado do rei Filipe II de Portugal.
Aprendeu rapidamente a língua castelhana, na qual começou a escrever as suas obras.
Apesar de escrever em castelhano, as suas obras versavam essencialmente temas portugueses, como os descobrimentos ou o poeta Luís Vaz de Camões. Foi o responsável pelo primeiro estudo sobre a vida e obra do maior poeta português.
A sua Magnum opus é a obra Ásia Portuguesa.
Morreu no dia 3 de junho de 1649 em Madrid.
2 thoughts on “18 de março de 1798”