1 de junho de 1879
Neste dia iniciou funções o primeiro governo progressista presidido por Anselmo José Braamcamp, que foi presidente do conselho de ministros até 25 de março de 1881 naquele que foi o 37.º governo da Monarquia Constitucional.
O Partido Progressista, por oposição ao Partido Regenerador com quem alternava no poder no rotativismo da monarquia constitucional dos finais do século XIX, defendia a realização de reformas na Carta Constitucional como o fim do caráter hereditário da câmara dos pares ou o alargamento do sufrágio, admitindo a representação de minorias.
Personalidade nascida neste dia
Nasceu no dia 1 de junho de 1930 uma das mais célebres gastrónomas portuguesas, Maria de Lourdes Modesto.
Iniciou a sua carreira televisiva na RTP com um programa de índole cultural, mas foi o seu pioneirismo nos programas de cozinha, nos quais confecionava os seus pratos em direto que lhe granjeou toda a fama.
É autora de muitos livros de cozinha como o muito famoso e campeão de vendas Cozinha Tradicional Portuguesa.
O reconhecimento das suas qualidades foi expresso por José Quitério e pelo New York Times, por exemplo.
O escritor e jornalista Miguel Esteves Cardoso apelidou-a de um dos três grandes génios nascidos em Portugal no século XX.
No dia 9 de junho de 2004 recebeu a Comenda da Ordem do Mérito.
2 thoughts on “1 de junho de 1879”