30 de junho de 1487
Neste dia foi concluída a impressão do Pentateuco de Samuel Gacon na cidade de Faro.
Foi o primeiro livro impresso em Portugal, estando o único exemplar conhecido guardado na British Library em Londres.
Este exemplar foi roubado aquando do saque à cidade de Faro pelos ingleses em 1596 no período de domínio filipino em Portugal.
Personalidade nascida neste dia
No dia 30 de junho de 1871 nasceu Alfredo da Silva, que veio a ser um grande industrial português, especialmente numa época em que o seu empreendedorismo contrastava com o ritmo de Portugal.
Ficou para a história como o fundador de empresas como a Companhia União Fabril (CUF), a Tabaqueira, o Estaleiro da Rocha do Conde de Óbidos (antecessora da Lisnave), o Banco Totta e a Seguradora Império.
O seu mérito foi reconhecido com a atribuição em 31 de dezembro de 1932 da Grã-Cruz da Ordem Civil do Mérito Agrícola e Industrial.
Morreu em Sintra no dia 22 de agosto de 1942.
2 thoughts on “30 de junho de 1487”