28 de julho de 1131
Neste dia foi fundado o Mosteiro de Santa Cruz na cidade de Coimbra, onde se encontram sepultados os dois primeiros reis de Portugal, D. Afonso Henriques e D. Sancho I.
A sua fundação foi concretizada pelo Arcediago D. Telo, D. João Peculiar e o primeiro santo português, S. Teotónio, que foi o primeiro Prior deste mosteiro.
Foi a mais importante casa monástica do reino, recebendo grandes privilégios e doações dos monarcas, e uma escola de grande qualidade, tendo ainda na Idade Média um estudante muito famoso, Fernando Martins de Bulhões, mais tarde Santo António de Lisboa.
Em agosto de 2003 foi-lhe reconhecido o estatuto de Panteão Nacional, partilhado com o Mosteiro dos Jerónimos, o Mosteiro da Batalha e a Igreja de Santa Engrácia em Lisboa.
Personalidade nascida neste dia
No dia 28 de julho de 1853 nasceu em Cucujães aquele que é considerado o pai da química portuguesa, António Joaquim Ferreira da Silva.
Foi Conselheiro do rei, par do reino e o primeiro presidente da Sociedade Portuguesa de Química.
As suas qualidades foram reconhecidas com a atribuição da comenda da Ordem de S. Tiago e quando foi feito cavaleiro da Legião de Honra.
Hoje dá nome ao mais importante prémio da química em Portugal.
Morreu no dia 23 de agosto de 1923.
One thought on “28 de julho de 1131”