11 de novembro de 1861

11 de novembro de 1861

Neste dia, Luís I de Portugal, iniciou o seu reinado que durou até ao dia 19 de outubro de 1889, data da sua morte com 50 anos.

D._Luis

D. Luís I de Portugal, de seu nome completo Luís Filipe Maria Fernando Pedro de Alcântara António Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis João Augusto Júlio Valfando de Saxe-Coburgo-Gotha e Bragança, herdou o trono depois da morte do seu irmão mais velho, D. Pedro V, em 1861.

Ficou conhecido como O Popular devido à adoração que o povo tinha por ele, tendo Eça de Queirós atríbuido-lhe o cognome de O Bom.

A sua aclamação aconteceu a 22 de dezembro de 1861. Era um homem culto, com grande sensibilidade artística para a pintura e música e falava diversas línguas europeias, tendo inclusivamente traduzido algumas obras de William Shakespeare.

Foi durante o seu reinado que surgiu a Questão Coimbrã e que se realizou a Conferência de Berlim e o consequente Mapa Cor-de-Rosa que definiu a partilha de África entre as grandes potências colonizadoras (Alemanha, Bélgica, França, Inglaterra e Portugal). Foi também durante o seu reinado que surgiram diversos partidos políticos como o Partido Reformista, o Partido Operário Socialista e o Partido Progressista. No final do reinado também o Partido Republicano estava estruturado.

Morreu subitamente no dia 19 de outubro de 1889 na cidadela de Cascais e jaz sepultado no Panteão Real da Dinastia de Bragançla no Mosteiro de São Vicente de Fora em Lisboa.

Personalidade nascida neste dia

No dia 11 de novembro de 1154 nasceu em Coimbra aquele que veio a ser o segundo rei de Portugal, D. Sancho I, o Povoador.

O seu cognome deriva do estímulo que introduziu no povoamento do país, destacando-se a fundação da cidade da Guarda em 1199 e a atribuição de cartas de foral na Beira e em Trás-os-Montes (Gouveia e Covilhã em 1186, Viseu e Brangança em 1187 e Belmonte em 1199). Refira-se que as áreas mais remotas do reino foram povoadas com imigrantes da Flandres e da Borgonha.

Era o quarto filho de D. Afonso Henriques, mas a morte do seu irmão mais velho, D. Henrique, colocou-o na sucessão ao trono.

Foi armado cavaleiro pelo pai no dia 15 de agosto de 1170 e tornou-se o seu braço direito, quer do ponto de vista militar, quer do ponto de vista administrativo. Foi coroado rei no dia 6 de dezembro de 1185 na Sé de Coimbra, cidade que manteve como o centro do seu reino.

Durante o seu reinado, que durou até 26 de março de 1211, dedicou grande parte do seu esforço de governação à organização política, administrativa e económica do reino.

Está sepultado no Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra.

SanchoI

3 opiniões sobre “11 de novembro de 1861

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s