12 de novembro de 1877
Neste dia Serpa Pinto iniciou a travessia de África que, conjuntamente com os oficiais da marinha Hermenegildo Capelo e Roberto Ivens, tinha sido nomeado por decreto de 11 de maio para participar numa expedição científica à África Central.
O decreto mencionava que a expedição era para «para comporem e dirigirem a expedição que há-de explorar, no interesse da ciência e da civilização, os territórios compreendidos entre as províncias de Angola e Moçambique, e estudar as relações entre as bacias hidrográficas do Zaire e do Zambeze… ».
As divergências entre os três exploradores durante a expedição determinaram a sua separação, tendo Serpa Pinto procurado fazer a travessia entre Angola e Moçambique, objetivo que nunca chegou a atingir. Ao invés, a sua expedição chegou à atual Pretória e posteriormente a Durban na África do Sul.
Personalidade nascida neste dia
No dia 12 de novembro de 1855 nasceu Joaquim Augusto Mouzinho de Albuquerque na Batalha em Leiria.
Foi um oficial de cavalaria português que ganhou a sua fama depois de capturar o imperador Gungunhana em Chaimite.
A sua fama também foi consequência da campanha de pacificação, ou seja, a subjugação das populações locais à administração portuguesa no território que viria a ser o atual Moçambique.
Mouzinho de Albuquerque foi Governador Interino das Índias Portuguesas em 1889 e Governador de Moçambique entre 1896 e 1897.
O seu papel foi largamente reconhecido pelas inúmeras condecorações e homenagens.
Refira-se ainda que em 28 de setembro de 1898 foi nomeado ajudante de campo do rei D. Carlos I, tendo sido ainda oficial-mor da Casa Real e aio do príncipe D. Luis Felipe de Bragança.
A sua atitude crítica relativamente à classe política valeu-lhe um clima de intriga face ao seu alegado comportamento desumano em África e no dia 8 de janeiro de 1902 suicidou-se na Estrada das Laranjeiras.
3 thoughts on “12 de novembro de 1877”