13 de novembro de 1774
Neste dia Portugal ratificou um tratado de paz com o reino de Marrocos.
Refira-se que este tratado é a consequência final da presença portuguesa em terras marroquinas desde a conquista de Ceuta em 1415 até à saída de Mazagão em 1769.
A assinatura deste tratado colocou Portugal e Marrocos numa nova era de cooperação e concórdia, durante a qual domina o sentido dos interesses recíprocos.
Personalidade nascida neste dia
No dia 13 de novembro de 1897 nasceu em Lisboa José Ângelo Cottinelli Telmo, que foi um arquiteto e cineasta português, destacando-se também nas áreas da escrita, da poesia, do desenho, da música e da banda desenhada.
Era um homem da confiança de Duarte Pacheco, tendo sido responsável por obras de grande visibilidade como a Exposição do Mundo Português em Lisboa no ano de 1940.
Refira-se que Cottinelli Telmo, além da coordenação geral da exposição, assumiu o projeto de um dos pavilhões com maior visibilidade: o Pavilhão dos Portugueses no Mundo.
Não se pode deixar de referir como uma das suas obras mais emblemáticas o Padrão dos Descobrimentos, um dos ex-libris da cidade de Lisboa.
Foi ainda responsável pela planificação da expansão da Universidade de Coimbra, entre muitos outros projetos e obras.
Finalmente, é importante referir da sua carreira de cineasta um dos ícones do cinema português A Canção de Lisboa com Vasco Santana, António Silva, Beatriz Costa e o também realizador Manuel de Oliveira. Foi o primeiro filme sonoro português integralmente produzido em Portugal.
Cottinelli Telmo morreu em Cascais no dia 18 de setembro de 1948.
4 thoughts on “13 de novembro de 1774”