A comunicação de uma ideia

O primeiro post tinha como único objetivo deixar bem clara a minha motivação para a escrita destes textos, ou seja, a minha convicção nos ideais defendidos pela causa monárquica.

No entanto, é fundamental a forma como comunicamos as ideias. De facto, uma excelente ideia pode não ter as consequências desejadas se for mal comunicada.

Refletindo nestes aspetos, rapidamente percebemos que a causa monárquica, que é uma excelente ideia, precisa de uma estratégia de comunicação adequada que desmistifique a desinformação que grassa nas opiniões da sociedade.

Com efeito, por diversas vezes sou confrontado com pessoas que me dizem que a monarquia não é uma opção válida porque preconiza uma sociedade com um conjunto de privilegiados (leia-se” nobres”) em contraponto com outros em clara desigualdade social (leia-se “povo”).

Ora, todos sabemos que esta ideia deriva dos ensinamentos que recebemos na escola quando alegadamente nos ensinavam história e não nos souberam explicar que, apesar do conservadorismo geralmente associado aos regimes monárquicos, estes souberam adaptar-se às evoluções sociais verificadas, não faltando exemplos para sustentar esta observação.

Portanto, importa reter a necessidade de comunicar bem e melhor para que quando chegar o momento de fazer uma opção, possamos fazê-lo em plena consciência e livres daquelas ideias que julgamos verdadeiras mas que carecem de fundamento.

Um bom exemplo que ilustra a importância de comunicar bem é a apresentação de Rodrigo Moita de Deus numa conferência promovida pela Real Associação de Lisboa em 23 de maio de 2015 subordinada ao tema “Comunicar a Monarquia”.

O autor consegue, de forma brilhante, corrigir alguns preconceitos que grassam nas mentes menos bem informadas sobre a monarquia, os seus ideais e as pessoas que os defendem.

Vale a pena ver e ouvir com atenção.

Fica aqui demonstrado que a comunicação de uma ideia é efetivamente um aspeto crítico na sua difusão.

Comunicar bem é esclarecer e informar com rigor.

Anúncios

One thought on “A comunicação de uma ideia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s