17 de outubro de 1778
Neste dia é nomeado o primeiro embaixador de Portugal na Rússia, Francisco José da Horta Osório Machado. Mais de um ano depois, no dia 20 de outubro de 1779 chega a S. Petersburgo e quatro dias depois apresenta as suas credenciais na corte russa.
Refira-se que Francisco José da Horta Osório Machado, além de embaixador na Rússia, foi Fidalgo Cavaleiro da Casa Real, pertenceu ao Conselho da Fazenda, foi Enviado Extraordinário e Ministro Plenipotenciário à Corte de Madrid, aos Estados Gerais das Provincias Unidas dos Países Baixos e à Corte de S.Petersburgo. Foi também Alcaide-Mór de Niza na Ordem de Cristo e Comendador desta mesma ordem.
Enquanto embaixador na Rússia, assumiu ao longo de mais de 20 anos a condução das relações entre Portugal e a Rússia, com destaque no apoio à penetração nos mercados do Báltico da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, criada pelo Marquês de Pombal em 1756.
Personalidade nascida neste dia
No dia 17 de outubro de 1977 nasceu no Porto D. Luís André de Pina Cabral e Villas-Boas, mais conhecido por André Villas-Boas. É bisneto do Visconde de Guilhomil e tem ascendência inglesa.
Desde muito cedo que se interessou por desporto, em particular pelo futebol, sendo atualmente o treinador principal do Zenit de S. Petersburgo. Já treinou as Ilhas Virgens Britânicas, a Académica, o Futebol Clube do Porto, o Chelsea e o Tottenham. Foi treinador-adjunto de José Mourinho no Futebol Clube do Porto, no Chelsea e no Inter de Milão.
Em Janeiro de 2011, num ranking anual publicado pela IFFHS, foi considerado o 4.º melhor treinador de futebol do mundo, ficando atrás de Pep Guardiola, José Mourinho e Alex Ferguson.
O seu palmarés tem vários títulos, destacando-se uma Primeira Liga, Taça de Portugal e Liga Europa da UEFA em 2010/2011 e uma Primeira Liga Russa em 2014/2015.