19 de outubro de 1921

19 de outubro de 1921

Neste dia aconteceu em Lisboa uma revolta que ficou conhecida como a “Noite Sangrenta”.

A revolta que ocorreu nesta noite muito provavelmente teve origem na demissão de Liberato Pinto, enquanto presidente do Ministério, que chegou ser preso e acusado de desvio de fundos.

Liberato_Pinto

Esta demissão causou grande agitação na GNR e no Partido Democrático e deu origem a diversas intentonas, entre as quais a que aconteceu neste dia.

Esta revolta radical de marinheiros e arsenalistas resultou no assassinato de António Granjo que à data era presidente do Ministério, cargo que hoje tem a designação de primeiro-ministro.

200px-António_Granjo

Foram também assassinados Machado dos Santos e José Carlos da Maia, dois históricos da proclamação da república, o comandante Freitas da Silva, secretário do Ministro da Marinha e o coronel Botelho de Vasconcelos, antigo apoiante de Sidónio Pais.

Todos os assassinados tinham em comum o facto de serem contra a corrente radical que dominou a primeira república portuguesa.

Personalidade nascida neste dia

No dia 19 de outubro de 1929 nasceu em Lisboa um dos maiores humoristas portugueses, Raul Solnado.

A sua produção artística é infindável no teatro, no cinema e na televisão, atrevendo-me apenas a destacar o disco de 1962 que reunia “A Guerra de 1908” e “A História da Minha Vida” como um campeão de vendas, o programa de televisão “Zip-Zip” com Fialho Gouveia e Carlos Cruz e o papel dramático no filme de José Fonseca e Costa “Balada da Praia dos Cães”.

Em 2002 recebeu a Medalha de Ouro da Cidade de Lisboa e no dia 10 de junho de 2004 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Até à sua morte no dia 8 de agosto de 2009 foi diretor da Casa do Artista, que fundou com Armando Cortez, entre outros.

Refira-se ainda que Raul Solnado pertenceu ao Grande Oriente Lusitano desde meados da década de 80 do século XX, embora não fosse muito ativo. Após a sua morte, foi reconhecida a sua condição de maçom na página institucional desta loja maçónica.

150px-Raul_solnado_cnc

Anúncios

Uma opinião sobre “19 de outubro de 1921

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s