31 de outubro de 1411

31 de outubro de 1411

Neste dia foi assinado o Tratado de Ayllón entre os reinos de Portugal e Castela na sequência da Batalha de Aljubarrota ocorrida a 14 de agosto de 1385. A sua ratificação só veio a ocorrer no dia 30 de abril de 1423.

A assinatura deste tratado foi a confirmação da paz definitiva entre os dois reinos.

Personalidade nascida neste dia

No dia 31 de outubro de 1391 nasceu em Viseu aquele que viria a ser o décimo-primeiro rei de Portugal, D. Duarte I, o Eloquente ou Rei Filósofo.

Era filho de D. João I e de D. Filipa de Lencastre, tendo recebido o seu nome em homenagem ao avô da sua mãe, o rei Eduardo III de Inglaterra.

Desde muito cedo foi preparado para reinar, enquanto primogénito da ínclita geração, tendo sucedido ao seu pai em 1433. Teve um reinado muito curto, com cerca de cinco anos, entre 14 de agosto de 1433 e 9 de setembro de 1438.

Neste período deu continuidade à política de exploração marítima e conquistas em África, tendo o seu irmão, Infante D. Henrique, estabelecido-se em Sagres e dirigido as primeiras navegações, entre as quais a de Gil Eanes que dobrou o Cabo Bojador.

Foi também durante o seu reinado que, numa campanha mal sucedida em Tânger, o seu irmão, Infante D. Fernando, o Infante Santo, foi capturado e acabou por morrer em cativeiro.

D. Duarte I era um homem de cultura, tendo escrito várias obras como o Leal Conselheiro ou o Livro da Ensinança de Bem Cavalgar Toda Sela.

Morreu em Tomar no dia 9 de setembro de 1438, vítima da peste, quando preparava uma revisão da legislação portuguesa.

Duarte_I

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s