3 de novembro de 1887
Neste dia foi fundada a Associação Académica de Coimbra, que é uma instituição de utilidade pública e a mais antiga associação de estudantes de Portugal.
Esta associação representa todos os estudantes da Universidade de Coimbra, que são automaticamente considerados seus sócios a partir do momento em que se inscrevem nesta universidade.
É constítuida por uma grande diversidade de secções culturais e desportivas, ou seja, é um verdadeiro representante do ecletismo.
Refiram-se ainda as diversas condecorações e distinções, como as comendas da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada ou da Ordem Militar de Cristo, atribuídas respetivamente em 14 de fevereiro de 1938 e 5 de fevereiro de 1941.
É ainda membro-honorário da Ordem do Infante D. Henrique e da Ordem da Liberdade, além de possuir as medalhas de mérito cultural, de ouro da cidade de Coimbra ou honorífica da Universidade de Coimbra.
Personalidade nascida neste dia
No dia 3 de novembro de 1914 nasceu em Angra do Heroísmo António da Costa, mais tarde conhecido como António Dacosta.
Foi um poeta, crítico de arte e pintor, estando a sua obra dividida em duas fases distintas. A primeira, que dura entre 1939 e 1948, está dentro de um idioma surrealista e António Dacosta é uma figura de referência deste movimento em Portugal.
Segue-se um intervalo de cerca de 30 anos preenchido pela crítica de arte e retoma a pintura apenas no final da década de 70 do século XX até à sua morte em 2 de dezembro de 1990. Esta última fase, como disse José Sommer Ribeiro, tem um conjunto de obras notáveis “cujo intimismo e a poesia são ímpares na pintura portuguesa contemporânea“.
Entre os prémios que recebeu, como o Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, destaque também para a Grã-Cruz da Ordem do Mérito recebida em 4 de fevereiro de 1989.
2 thoughts on “3 de novembro de 1887”