2 de novembro de 1830

2 de novembro de 1830

Neste dia, o rei Guilherme IV de Inglaterra declara que se D. Miguel concedesse uma amnistia completa e a restituição dos bens dos liberais que tinham sido perseguidos, reataria as relações diplomáticas com Portugal.

Neste período, em Inglaterra governava o duque de Wellington, que considerava a causa de D. Maria legítima, mas revolucionária, enquanto a de D. Miguel rebelde, mas da realeza.

Neste sentido, e escudando-se na sua neutralidade, a Inglaterra recusou qualquer apoio moral ou material à causa de D. Maria.

Personalidade nascida neste dia

No dia 2 de novembro de 1877 nasceu em Amarante Joaquim Teixeira de Vasconcelos, mais conhecido pelo pseudónimo Teixeira de Pascoaes.

Foi um poeta e escritor português, principal representante do Saudosismo, doutrina que foi encarada como uma atitude perante a vida que definia a “alma nacional”. Esta corrente influenciaria muitos escritores portugueses do início do século XX, entre os quais Fernando Pessoa.

Contudo, por considerarem Teixeira de Pascoaes “utópico” e “passadista” esta corrente foi abandonada com o aparecimento do grupo “Seara Nova” e mesmo Fernando Pessoa já havia abandonado esta influência dando novos rumos à sua poesia.

Teixeira de Pascoaes morreu em Amarante no dia 14 de dezembro de 1952, deixando vasta obra de poesia e prosa

A enciclopédia Barsa define-o como “o principal inspirador do saudosismo sebastianista em Portugal início do século XX”.

Teixeira_de_Pascoais_por_António_Carneiro

Anúncios

2 thoughts on “2 de novembro de 1830

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s