6 de novembro de 1836

6 de novembro de 1836

A reforma administrativa de Passos Manuel toma forma com a publicação do decreto de 6 de novembro de 1836, que extinguiu 498 concelhos em Portugal Continental, com o objetivo de criar circunscrições municipais maiores e eliminar os concelhos muito pobres.

Passos_ManuelDL_6_11_1836

Nesta reforma, o Algarve foi a única região que não viu nenhum concelho extinto. Este decreto criou 21 novos concelhos, passando a existir em Portugal Continental 351 municípios.

O país foi assim dividido em distritos, concelhos e freguesias, sendo os distritos dirigidos por um administrador-geral, os concelhos por um administrador e as freguesias por um regedor. Os orgãos colegiais eram, respetivamente, a junta administrativa, a câmara municipal e a junta da paróquia.

Outras particularidades desta reforma era o facto de estarem previstas eleições anuais no mês de dezembro. Os concelhos que tivessem até mil fogos tinham cinco vereadores, sete nos concelhos entre mil e seis mil fogos, nove vereadores nos concelhos com seis a dez mil fogos, onze vereadores na Câmara do Porto e treze na Câmara de Lisboa.

O presidente era eleito pelos vereadores e tinha voto de qualidade em caso de empate.

Personalidade nascida neste dia

No dia 6 de novembro de 1919 nasceu Sophia de Mello Breyner Andresen na cidade do Porto.

Foi uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX, tendo sido a primeira mulher portuguesa a receber o Prémio Camões.

O seu apelido vem de um bisavô dinamarquês do lado paterno, que ao desembarcar no Porto nunca mais abandonou aquela região. Iniciou os seus estudos superiores em Filologia Clássica na Universidade de Lisboa, que nunca chegou a concluir.

Foi casada com o jornalista, político e advogado Francisco Sousa Tavares e teve cinco filhos, sendo o amis conhecido o comentador, jornalista e escritor Miguel Sousa Tavares.

A dimensão da sua obra é tal que não é possível fazer uma referência digna nesta pequena nota, mas devem ser salientados os conceitos de marcidadetempo que estão sempre muito presentes. As influências de Fernando Pessoa também são marcantes.

Além do Prémio Camões, destacam-se também o Prémio Teixeira de Pascoaes em 1977 e o Prémio Rainha Sophia de Poesia ibero-americana em 2003.

Foi condecorada por três vezes como Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada de Portugal em 1981, com a Grã-Cruz da mesma ordem em 1998 e com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique em 1987.

Morreu no dia 2 de julho de 2004 em Lisboa e o seu corpo está no Panteão Nacional desde 2014.

200px-Sophia_Mello_Breyner_Andersen

Anúncios

2 thoughts on “6 de novembro de 1836

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s