7 de novembro de 1716
Neste dia, o papa Clemente XI eleva Lisboa à condição de Patriarcado através da bula In Suprema Apostolatus solio.
No seguimento deste ato papal, a cidade de Lisboa e o território da diocese foram divididos em duas partes: o Patriarcado de Lisboa Ocidental com sede na Capela Real e o arcebispado de Lisboa Oriental com sede na antiga Sé de Lisboa.
O primeiro Patriarca de Lisboa foi D. Tomás de Almeida.
Atualmente, o Patriarcado de Lisboa, dirigido por D. Manuel Clemente, engloba o Distrito de Lisboa e a região sul do Distrito de Leiria, abrangendo mais de 2 milhões de católicos e com quase 500 sacerdotes.
O Patriarcado de Lisboa tem como catedral a Sé Patriarcal de Lisboa com o santo padroeiro São Vicente de Saragoça.
Personalidade nascida neste dia
No dia 7 de novembro de 1918 nasceu D. Maria Teresa do Carmo de Noronha, que viria a ser uma das grandes fadistas portuguesas.
Era oriunda de famílias aristocráticas, sendo o seu pai o 430.º Sócio do Clube Tauromáquico. Pelo lado paterno era bisneta do 2.º conde de Parati e do 3.º conde de Belmonte. Pelo lado materno, era descendente dos Condes dos Arcos.
Foi casada com José António Barbosa de Guimarães Serôdio, 3.º conde de Sabrosa, e deste casamento não resultou qualquer descendência.
Revelou desde muito cedo a sua aptidão para o fado, tendo atuado por diversas vezes na Emissora Nacional onde teve um programa denominado Fados e Guitarradas, que acaba por sua vontade em 1961.
No estrangeiro teve um êxito estrondoso no Hotel Ritz de Madrid num concerto realizado a pedido do governo espanhol, atuou na BBC em 1964 e no Mónaco para Grace Kelly e Rainier III.
O seu estilo de cantar o fado era muito próprio e criou escola.
Morreu no dia 4 de julho de 1993 em São Pedro de Sintra.
2 thoughts on “7 de novembro de 1716”