27 de novembro de 1807
Neste dia a família real portuguesa embarcou rumo ao Brasil devido à invasão do país pelas tropas francesas comandadas pelo general Junot.
O cenário de transferência da família real já tinha sido equacionado por diversas vezes desde a crise de 1580. De facto, com a ascensão do império de Napoleão Bonaparte no início do século XIX, voltou a equacionar-se esta possibilidade, que foi defendida pelo marquês da Alorna em 30 de maio de 1801 e mais tarde, em 16 de agosto de 1803, por D. Rodrigo de Sousa Coutinho.
Na segunda metade de 1807, a França entregou a Portugal as determinações de Napoleão que incluíam a quebra dos pactos com Inglaterra, a adesão ao bloqueio continental, o encerramento dos portos portugueses à navegação inglesa e uma declaração de guerra a Inglaterra.
Na sequência destes acontecimentos formaram-se no Conselho de Estado de Portugal duas fações denominadas “partido francês” e “partido inglês”, que defendiam naturalmente duas posições opostas. O “partido francês” era liderado por D. António Araújo e Azevedo e o “partido inglês” por D. Rodrigo de Sousa Coutinho.
Foram efetuadas diversas reuniões durante o verão e outono desse ano, tendo sido subscrita em 22 de outubro a “Convenção secreta sobre a transferência para o Brasil da sede da Monarquia Portuguesa e ocupação temporária da ilha da Madeira por tropas britânicas”, já referenciada neste blogue.
No dia 27 de novembro a família real embarcou, tendo a esquadra portuguesa sido reforçada por quatro naus da Marinha Real Britânica comandadas pelo capitão Graham Moore.
Personalidade nascida neste dia
No dia 27 de novembro de 1729 nasceu o pintor Pedro Alexandrino de Carvalho.
Em termos artísticos começou por ser introduzido no barroco italiano, tendo evoluído para o rococó francês, movimento do qual se tornou um dos melhores executantes portugueses. Ainda teve tempo para executar algumas pinturas de influência neoclássica no final da sua carreira.
A sua obra é essencialmente de índole religiosa com trabalhos realizados em diversas igrejas de Lisboa reconstruídas depois do terramoto de 1755.
Morreu no dia 27 de janeiro de 1810 com 80 anos e está sepultado na Igreja de São José em Lisboa.
2 thoughts on “27 de novembro de 1807”