Os factos – parte I

O ano de 2015 está a terminar e Portugal prepara-se para iniciar mais um ciclo na escolha do seu chefe de Estado com as próximas eleições presidenciais, bastante concorridas, por sinal.

Contudo, quem conhece as minhas convicções monárquicas sabe que eu não fico particularmente entusiasmado com estas eleições, preferindo ao invés ter um chefe de Estado estável e que soubesse manter o rumo do País na grandeza que nos é inerente e que a história se encarrega de mostrar sem quaisquer equívocos.

Saliento que acompanho a minha vontade de viver numa monarquia com a análise de dados estatísticos que possam mostrar que sistema funciona melhor nos países, estando certo que não existe uma solução perfeita.

Neste sentido, procurarei trazer para este blogue algumas notas simples e rápidas de ler, mas que possam fazer-vos pensar um pouco mais na importância que tem a definição do regime certo num país para a felicidade dos seus cidadãos.

A Fundação Francisco Manuel dos Santos, entidade independente na análise estatística social, publica regularmente algumas notícias que não devemos deixar de analisar. Senão vejamos a imagem seguinte:

convivencia_social

A convivência social é certamente considerado como um critério fundamental para uma sociedade coesa, unida e solidária e é confortante constatar que Portugal está na liderança nesta matéria.

Olhemos agora para os países imediatamente a seguir e constatamos facilmente que os cinco seguintes são regimes monárquicos constitucionais e que nos primeiros dez estão seis monarquias.

Serão coincidências ou teremos que acreditar, como disse Albert Einstein, que Deus não joga aos dados?

Efetivamente não me parece que estes dados sejam uma mera coincidência estatística, mas antes a perceção que determinados modelos podem criar melhores condições para que os indivíduos se relacionem mais e melhor numa atitude que privilegia o coletivo em detrimento do indivíduo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s