25 de dezembro de 1820
Neste dia terminam as primeiras eleições em Portugal de deputados às cortes constituintes.
Este acontecimento, juntamente com a aprovação da Constituição de 1822, marcam o início da Monarquia Constitucional que, mantinha o poder real responsável pela defesa da soberania nacional, da representação política plena e da separação e independência dos poderes legislativo, executivo e judicial.
O Rei era o “Chefe de Estado”, nomeando o Presidente do Conselho de Ministros para chefe do governo. O poder legislativo pertencia às Cortes. O rei tinha o poder moderador, se bem que também de “direção formal de todos os negócios do Reino”, como se pode verificar nos discursos proferidos na abertura das Cortes em cada legislatura – “o discurso do trono”. Tinha ainda o poder da sancionar as leis aprovadas pelas cortes e o poder de veto.
Personalidade nascida neste dia
No dia de Natal do ano de 1920 nasceu em Lisboa o ator, jornalista, radialista e escritor, Artur Fernandes Agostinho.
Artur Agostinho começou por ser conhecido pelos seus relatos dos jogos de futebol aos microfones da Emissora Nacional de Radiodifusão.
Participou em diversos filmes como O Leão da Estrela (1947), Capas Negras (1947) ou O Tarzan do 5.º Esquerdo (1958), por exemplo.
Apresentou diversos programas de televisão e participou em diversas séries e telenovelas.
Foi agraciado com a comenda da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada no dia 28 de dezembro de 2010.
Morreu no dia 22 de março de 2011.