25 de janeiro de 1576
O fidalgo e explorador português Paulo Dias de Novais fundou São Paulo da Assunção de Loanda, hoje Luanda, no dia 25 de janeiro de 1576.
É atualmente a terceira cidade lusófona com mais população só superada por São Paulo e Rio de Janeiro.
Tem um porto natural excecional de onde saem as principais exportações de Angola como o café, o algodão, o açúcar, os diamantes, o ouro, entre outros.
Personalidade nascida neste dia
No dia 25 de janeiro de 1935 nasceu em Alcains o futuro militar e presidente da república portuguesa, António dos Santos Ramalho Eanes.
Foi fundamental no golpe de 25 de novembro, tendo-se tornado no 16.º presidente da república e no primeiro democraticamente eleito após o 25 de abril.
Enquanto militar do exército, na arma de Infantaria, combateu na Índia portuguesa, em Macau, Moçambique, Guiné-Bissau e Angola.
O então Tenente-Coronel Ramalho Eanes dirigiu com sucesso as operações militares do 25 de novembro de 1975 contra a fação mais radical de esquerda do MFA (Movimento das Forças Armadas).
Foi presidente da república entre 14 de julho de 1976 e 9 de março de 1986, sucedendo a Francisco da Costa Gomes e precedido Mário Soares.
É considerado um cidadão exemplar, tendo inclusivamente recusado receber cerca de um milhão de euros a que tinha direito pela reforma de general que nunca recebeu.
Refira-se ainda que recebeu o grau de doutor na Universidade de Navarra no dia 15 de novembro de 2006 através da defesa da tese Sociedade Civil e poder político em Portugal com mais de duas mil páginas.
A iniciativa de encetar uma carreira de investigação depois de ser chefe de estado é inédita em Portugal e provavelmente na Europa.
Foi agraciado com mais de 20 condecorações de ordens estrangeiras e com quatro de ordens nacionais (cavaleiro da Ordem Militar de Avis no dia 19 de janeiro de 1972, Grande-Colar da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito de Portugal no dia 9 de março de 1986, Grã-Cruz da Ordem da Liberdade no dia 25 de abril de 2004 e Grande-Colar da Ordem da Liberdade no dia 18 de dezembro de 2015).
2 thoughts on “25 de janeiro de 1576”