9 de fevereiro de 1808

9 de fevereiro de 1808

Neste dia foram fuzilados nove portugueses pelas tropas francesas alegadamente por terem causado desacatos (insultos e agressões a soldados franceses).

fuzilamento_caldas

Com efeito, durante as invasões napoleónicas Junot tinha advertido que reprimiria exemplarmente quaisquer atos de violência praticados contra os franceses.

Na sequência destes atos, quinze homens foram condenados à pena de morte, embora as tropas francesas só tenham conseguido prender dez. Contudo, um dos dez presos viu adiada a sua execução por ter uma perna fraturada, tendo acabado por conseguir fugir posteriormente.

Assim, Pedro José Pedrosa, escrivão da Câmara das Caldas da Rainha, e João de Proença, filho do Correio Mór (ambos jovens de vinte anos), Casimiro José Henriques, padeiro da vila Manuel Joaquim, Tenente do 2.º Regimento do Porto, bem como um Cadete, três Soldados e um Tambor perderam a vida na mão dos franceses.

Personalidade nascida neste dia

No dia 9 de fevereiro de 1909 nasceu em Marco de Canaveses a atriz e cantora Maria do Carmo Miranda da Cunha, mais conhecida por Carmen Miranda.

A sua família emigrou para o Brasil onde chegou com menos de um ano de idade.

A sua carreira artística na rádio, televisão, teatro de revista e cinema repartiu-se entre o Brasil e os Estados Unidos da América, tendo alcançado um sucesso assinalável. Chegou a ser a terceira personalidade mais popular nos Estados Unidos da América em 1940.

Além dos seus êxitos musicais como O que é que a baiana tem, participou em catorze filmes americanos, nove deles na 20th Century Fox.

É considerada pelo American Film Institute uma das 500 grandes lendas do cinema.

Morreu de ataque cardíaco fulminante em Los Angeles no dia 5 de agosto de 1955.

CarmemMiranda4

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s