3 de março de 1803

3 de março de 1803

Neste dia foi fundado pelo Marechal António Teixeira Rebelo (à data coronel) o Colégio Militar, escola de ensino público militar não superior.

Teixeirarebelo

O seu estandarte nacional é o mais condecorado das Forças Armadas Portuguesas, reconhecendo as suas capacidades de ministrar um ensino de excelência.

Das suas muitas condecorações destacam-se a  Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, a Ordem Militar de Cristo, a Ordem Militar de Avis, a Medalha de Serviços Distintos, a Ordem Militar de Sant’Iago da Espada e a Ordem da Instrução Pública.

Personalidade nascida neste dia

No dia 3 de março de 1506 nasceu o duque de Beja, Luís de Portugal.

Pertencente à Casa de Avis, era filho do rei D. Manuel I e de D. Maria de Aragão.

Desde muito cedo demonstrou as suas qualidades e inteligência, tendo recebido elogios públicos do seu professor de Filosofia, Aritmética, Geometria e Astronomia, Pedro Nunes.

Auxiliou o imperador Carlos V na conquista de Tunes, com um papel muito relevante no comando do galeão Botafogo, ao quebrar as correntes que defendiam a entrada do porto em La Goleta, como se descreve a seguir:

O galeão portuguez chamado S. João Baptista, em que o imperador de Alemanha, e rei de Hespanha Carlos V foi com seu cunhado o nosso infante Dom Luiz, chamado Delicias de Portugal, á conquista de Tunes contra o famoso corsario Heredim Barba-Rôxa, não só é celebrado por ser o maior navio, que nos mares da Europa opprimiram as ondas, pois jogava 366 peças de bronze, e sendo redondo continha 600 mosqueteiros, 400 soldados de espada e rodella, e 300 artilheiros; mas tambem é famoso pelo talhamar, ou serra grande de aço finissimo, que tinha na próa, para romper a cadea de Goleta; o que se não poude conseguir da primeira vez, mas sim da segunda, em que o infante Dom Luiz mandou ao piloto, que se fizesse ao mar com volta mais larga, e dadas as velas todas ao vento [prevenção que faltara na primeira] investiu a cadeia com impulso tão furioso, e vehemente, que a fez em pedaços, levantando uma grande serra de agua. Entrou o galeão pelo rio, como pelo corro o cavalleiro depois d’uma boa sorte, e começou a lançar tanta immensidade de raios sobre as fortificações dos infieis, que daqui lhe veio o nome, que o vulgo repete [ainda hoje em dia], chamando-lhe o galeão botafogo. Com elle, sem duvida, se facilitou, e conseguiu a conquista da Goleta, que se afigurava inexpugnavel, no dia 13 de Julho do anno de 1535

Foi pai de D. António, Prior do Crato, que chegou a ser aclamado como rei de Portugal e que lutou contra o domínio filipino.

D. Luís de Portugal morreu em Lisboa com 49 anos no dia 27 de novembro de 1555.

200px-Portrait_of_Infante_Luis,_Duke_of_Beja,_Belem_Collection

Anúncios

2 thoughts on “3 de março de 1803

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s