21 de março de 1915
Neste dia foi publicado o primeiro número da revista Orpheu, com periodicidade trimestral.
Apesar de só terem sido publicados dois números, esta publicação exerceu uma influência significativa na literatura portuguesa, uma vez que o seu vanguardismo literário foi fonte de inspiração para a renovação da literatura portuguesa.
Nesta revista colaboraram nomes como Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro e José de Almada Negreiros.
Personalidade nascida neste dia
No dia 21 de março de 1887 nasceu D. Luís Filipe, de seu nome completo Luís Filipe Maria Carlos Amélio Fernando Victor Manuel António Lourenço Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis Bento de Bragança Orleães Sabóia e Saxe-Coburgo-Gotha.
Era o filho mais velho do rei D. Carlos e da rainha D. Amélia de Orleães, destinado a reinar em Portugal.
Contudo, foi assassinado na Praça do Comércio no dia 1 de fevereiro de 1908 juntamente com o seu pai naquele que é um dos dias mais negros da monarquia em Portugal.
Apesar da sua muito curta vida, D. Luís Filipe ainda teve tempo de reger o reino na ausência de seu pai no estrangeiro em visita protocolar e de efetuar uma visita às colónias, o que não acontecia desde D. João VI.
Tal como tinha jurado, no dia do regicídio procurou defender o seu pai do cobarde assassinato atingindo um dos regicidas com o seu revólver antes de sucumbir.
3 thoughts on “21 de março de 1915”